Tessa Tecnologia e Desenvolvimento
  

 

Em linha com a missão de oferecer ao mercado soluções inteligentes e inovadoras, desenvolvemos e patenteamos já no ano de 2001, o primeiro sistema economicamente viável de coberturas metálicas residenciais, batizado por SAC - Sistema Avançado de Coberturas. O SAC baseava-se na combinação de dois materiais distintos: a madeira, e o aço comercial perfilado. Basicamente, a madeira assumiu a função de ripas para apoio de telhas cerâmicas, enquanto o aço comercial perfilado passou a exercer função estrutural (sustentação), em forma de caibros estampados, mãos-francesas, treliças, e outros componentes.

 

Em primeiro lugar, a inovação trazida pelo SAC em termos construtivos foi a utilização de caibros estampados, ou pré-galgados. As estampas permitiam o encaixe, e a rápida fixação das ripas de madeira aos caibros, sem a necessidade de se empregar agentes fixadores de característica perfurante. Em segundo lugar, a utilização dos caibros metálicos eliminou o madeiramento pesado, geralmente caro, raro, e de procedência duvidosa. Por fim, o caibro metálico eliminou o risco de selamento do telhado, o que é comum em telhados construídos com estruturas de madeira mal dimensionadas.

 

Durante os anos de 2003 e 2004, desenvolvemos o que veio a ser a segunda geração do SAC (SAC-2G), agregando ao sistema original uma série de melhorias, devidamente patenteadas em 2004. O SAC-2G eliminou completamente o uso da madeira, que foi substituída por perfis metálicos galvanizados em forma de cartola, e melhorou o sistema de fixação das ripas aos caibros, com o desenvolvimento de um novo sistema de estampas fixadoras.

 

A eliminação da madeira retirou da estrutura qualquer risco relativo à incidência de pragas como fungos e cupins. Vale frisar que o SAC-2G, ao eliminar o uso da madeira, trouxe uma externalidade positiva ao meio ambiente, por proteger nossas florestas em relação às práticas ilegais e predatórias de desmatamento.

 

Tanto o SAC, quanto o SAC-2G tiveram excelente aceitação pelo mercado de construção civil. Estima-se em 15.000 o total de residências cobertas durante o período 2005-2008.

 

Nesse momento estamos trabalhando firmemente no desenvolvimento da terceira geração de nosso principal produto, o SAC-3G, cujas inovações já foram patenteadas, e aguardamos a finalização do processo de ajustes fabris para divulgá-la ao mercado.

 

 

 

  Todos Direiros reservados a Tessa Tecnologia e Desenvolvimento Design e Tecnologia FitWeb Studio